Como ganhar dinheiro com escultura

Por Leo Amaral @leo.amaral79
Por mais tempo que passe, sempre esta pergunta é recorrente. Em blogs, em grupos, em fóruns, em sites especializados, sempre esta pergunta aparece:
“Como ganhar dinheiro com escultura ?”
O grande porém, é que uma grande parte das pessoas acham que se fizer um Hulk, ou um Kratos, pintar, e mostrar, o mundo vai inteiro cair de joelhos jogando dinheiro em cima delas. Não caro Padawan, o buraco é mais embaixo… ou mais acima, como preferir.
Ganhar dinheiro com escultura exige antes de tudo, dedicação e estudo, assim como tudo na vida.
O escultor iniciante, salvo algumas raras exceções, replica uma peça, sem muitos detalhes, com vários defeitos de proporção e anatomia, sem uma pintura impactante, usa o argumento que é “o seu estilo” para se safar das criticas construtivas e a coloca no mercado. Infelizmente o mundo lá fora é cruel e não perdoa… E o escultor iniciante é massacrado, e fica desiludido com o mercado de esculturas… acreditando que não é possível ganhar dinheiro e viver de escultura.
Não caro Padawan… é possível sim, mas como tudo na vida, se você queima as etapas iniciais, lá na frente, alguma coisa dá errado.
“Você não pode correr sem antes, aprender a caminhar”.
Antes de tudo você tem que se focar no aprendizado… estudar, observar, ouvir, absorver, tentar, falhar, aprender, estudar mais, tentar mais, falhar outra vez, aprender de novo, até o dia que você vai estrar bom o suficiente para produzir um produto solicitado por um cliente, seguindo as exigências e solicitações e aí sim, ganhar dinheiro. Quando chegar nesse ponto, você já não vai ser mais um Padawan e já deve ter entendido o que é preciso para ganhar dinheiro com escultura e modelagem, mas é aí, que vem uma outra pergunta:
“Mas eu só posso ganhar dinheiro com action figures ?“
Não, com certeza não! O mercado de escultura e modelagem tem um leque gigantesco de atuações no mercado, e você pode muito bem ter uma facilidade maior em atuar em algum deles, do que no mercado de Action Figures.
“O que eu posso fazer então ?” você me pergunta.
Bem…
Você pode se especializar, e dar aulas e cursos… sempre tem um escultor escondido dentro de cada um, pedindo para ser descoberto.
Pode se aperfeiçoar e ter uma técnica excepcional e trabalhar pra um estúdio grande, ou para colecionadores.
Criar um estilo, ou personagem exclusivo e vender como Toy Art, BJD (Ball Jointed Dools), Funko, Pop… Lembrando que Funko e Pop são marcas registradas, (e que o mundo é cruel) tome cuidado, pois você pode ser processado…
Pode se aperfeiçoar no mercado de esculturas tradicionais, e trabalhar como escultor, restaurador, curador, pesquisador, etc…
Pode ir para a área de escultura digital e trabalhar com 3d, maquetes eletrônicas, prototipação de peças, games, criação de cenários, personagens, veículos, etc.
Pode ir para a área de FX e trabalhar com efeitos especiais e maquiagem.
Pode se especializar em criação e reprodução de órteses e próteses e trabalhar na área de ortodontia, medicina, ortopedia, e sabe-se lá mais o que a ciência pode precisar daqui a alguns anos
Pode trabalhar na área de eventos e festas, e reproduzir personagens 1×1, bolos, topos de bolo, decoração, criação de troféus, bustos, peças de divulgação, cenários…
A área de cosplays, apesar de pequena, tem gente que paga bem por réplicas bem feitas de armas, armaduras, facas, espadas…
Pode trabalhar na área automotiva e criar body kits para carros e motos, reprodução de réplicas de peças de interior e exterior para carros antigos, rodas exclusivas …
Pode trabalhar na área de design de jóias e ourivesaria, criando modelos em computação gráfica, moldes, réplicas em cera, peças únicas em metais nobres…
E estas foram algumas áreas que eu lembrei… O leque é gigantesco. Basta pensar que: de uma simples caneta, a uma espaçonave, no momento da sua criação até o produto que você conhece, tiveram protótipos esculpidos. Geralmente em Clay…
Mas uma coisa é necessária: você tem que ser muito bom, e tem que estar sempre estudando e se aperfeiçoando.
Se conseguir encontrar um nicho não explorado, e se tornar referência, é certeza de ter trabalho sempre. E é claro… dinheiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: