Conselhos úteis – Materiais, cursos, tempo e dinheiro

Por Anderson Souza @andersoncds

Saudações escultóricas! Resolvi fazer esse post por conta de uma conversa no grupo da Claytrix no Telegram.
Por conta da restrição de tempo, volta e meia quando vou checar o Telegram, Whatsapp ou Facebook há mais de 2000 conversas feitas, e infelizmente não é possível que se respondam todas as dúvidas sem um sério prejuízo às tarefas. Como alguns assuntos são repetitivos e eu imagino que sejam as dúvidas de muitos, a pedido do Ricardo Junqueira, deixo aqui algumas dicas pra quem está iniciando nesse mundo, ou talvez nem tão iniciantes assim:
1. Sobre as Clays nacionais:
A maioria das pessoas aqui não me conhece. Sou formado em Design com foco tanto em Gráfico como Projeto de Produto. Uso as clays da Dimclay desde 2006 (acho… faz tempo) quando já formado, resolvi me especializar em Design de Produto. Recentemente passei a utilizar as Clays da X3Clay e elas são muito diferentes. Não é possível fazer um paralelo entre elas sem ser injusto.
No meu trabalho diário, em projeto de produto, utilizo a C15 da Dimclay. Ela tem uma conformidade muito boa e é possível ter um acabamento sensacional quando se trata da criação de peças mecânicas, componentes eletrônicos e painéis com muitos detalhes que depois serão fabricados em acrílico. Certamente é muito possível, e recomendável, pra peças e esculturas pequenas, por conta do nível de detalhe que pode ser alcançado.
Em casa, no meu hobby, comecei a utilizar a X3 Extra Hard Verde. As clays da X3 me agradam, particularmente, porque são mais cerosas, não ficam pegajosas, e quando esfriam não ficam ressecadas. Nas durezas hard e extra hard (que já utilizei) é possível se trabalhar quase como se fossem ceras mesmo.
Tanto o Fábio Serratto (da X3) quanto o Eduardo Cinta (da Dimclay) são pessoas muito acessíveis e podem tirar dúvidas, como tem feito sempre aqui no grupo. Procurem perguntar também pra quem usa o material, e se puderem comprem uma amostra de cada uma. O seu processo é diferente do meu, e é o material, nesse caso, que vai se adaptar ao processo. A maior diferença entre ambas as marcas e durezas é a maneira que se pode trabalhar e dar acabamento. Fuja de materiais genéricos como o diabo foge da cruz!
2. Outros Materiais, cursos e Aliexpress:
Eu vejo muita gente investindo errado na fase de aprendizagem, seja no próprio instrumental quanto nos cursos. Apesar da minha formação universitária ter me permitido utilizar esses materiais, muita coisa é específica e eu posso afirmar pra vocês: nenhum dinheiro investido em um curso bem feito é dinheiro perdido. Eu estou habituado a trabalhar na área de desenho industrial, mas quando resolvi me embrenhar a aprender a fazer action figures, miniaturas, etc, procurei cursos especializados e recomendados pra isso. Ainda que você não possa investir muito, invista certo! Esse é um dinheiro que não se perde.
Estou fazendo agora, em paralelo, os cursos de Moldes e Casting da Claytrix (LINK) com o Ricardo Junqueira e o de Escultura e Modelagem em Oil Clay e Cera do Ricardo Zacariotti. São cursos que eu recomendo de olhos fechados e com um pé nas costas, com a vantagem de ambos serem online. Terminando esses eu inicio o Anatomia do Herói e Alisamento Extreme, também da Claytrix, que já comprei.
Se puder fazer um curso presencial, FAÇA! Além disso há muitos outros cursos, como me lembrou devidamente o Fábio Serratto, como o do Jorge Eduardo, no curseduca, o do Alex Oliver, o do Studio Viva Arte, do Heleno Lyra on-line e mentorias, Stan Winston School, além de outros vários videos de internet de grandes escultores que pegam uma peça do início ao fim.
Quanto aos materiais, se for possível, experimentem também Chavant, Monster Clay, Corfix, Acrilex, CX5, etc. etc. etc. Cada material pode te dar um retorno diferente para uma aplicação diferente.
Não comprem coisas do Aliexpress, a não ser que alternativas nacionais não sejam oferecidas. Esses 3 meses que você perde esperando poderia estar produzindo (e quem sabe até ganhando dinheiro). Essa é uma economia burra!
3. Tempo e Dinheiro
Desnecessário dizer que tempo é dinheiro. Tempo que se espera por encomendas (do Aliexpress) é dinheiro perdido. Dinheiro investido em cursos e ferramentas de qualidade (como as da RS Sculpt Tools ) são ganho de conhecimento e de produtividade, mesmo pra quem tem o tempo reduzido (como eu, que estou cursando uma nova graduação em Direito).
Isso é essencialmente mais relevante pra quem trabalha em outra função e/ou estuda em 2 períodos. Eu trabalho (como designer) das 8h às 17h e faço minha faculdade das 18h às 22h30. É puxado. Mas ainda é possível chegar em casa, fazer a janta, acompanhar a escola do sobrinho e depois fazer mais uma parte do curso e tentar produzir.
Tempo a gente não tem, a gente cria.
Se você tem 1 hora por dia, utilize-a bem.
Se forem 30 minutos, a mesma coisa.
Não importa.
Aproveite o tempo!
É possível que alguns achem que cursos e materiais são caros e inacessíveis, mas faça uma reflexão honesta e veja quanto dinheiro se gasta em alguns poucos meses com futilidade. Dá sempre pra poupar em algo pra investir naquilo que você realmente quer fazer.
4. Paradigma
Longe de querer ser o dono da verdade, como profissional a 15 anos no mercado esses são os conselhos que eu gostaria de ter ouvido quando comecei. A curva de aprendizado e custo financeiro é muito melhor nessas hipóteses do que utilizar ferramentas e cursos de procedência duvidosa. Espero que de alguma forma esse post seja proveitoso, e que ainda que essa não seja ainda a sua realidade, que um dia possa ser.
Abraços escultóricos e a benção de São Claymente!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: