Dicas de livros

Quando entrei no mundo das esculturas, tendo o foco nas miniaturas usadas em RPG e jogos de tabuleiros, encontrei muito conteúdo na internet, seja vídeos, blogs, fóruns, mas algo físico pra ter de referências é importante também e sentia falta disso. Recebi muitas dicas de escultores e de pintores de miniaturas nesse assunto. Vou então dar dicas de livros que eu já adquiri e que considero muito importantes para o desenvolvimento dessas pequenas estátuas. A lista será sempre atualizada conforme eu for adquirindo outros e as resenhas de acordo com a leitura/releitura dos mesmos.

22062691

Pop Sculpture

Tim Bruckner, Zach Oat, Rubén Procopio
Esse livro é tido por muitos como fundamental pra quem está se interessando por esculturas de figuras de ação e colecionáveis.
É uma bíblia pra action figures e esculturas colecionáveis. Não é um livro que serve pra quem não sabe nada, mas é muito interessante pra quem já tem iniciou a esculpir e já pensa em fazer moldes e cópias.
A parte que trata de posição, cuidados que se deve ter na confecção da peça já pensando no molde, criação de molde, enfim, aborda tudo e ainda tem muitas dicas. Inclui como fazer um action figure e dicas de fotografia. Recomendo? Com certeza, pra quem já está esculpindo deve constar como um dos primeiros livros a ser adquiridos.
Também em inglês, pode ser adquirido na Amazon neste LINK.

colorColor and Light: A guide for the Realist Painter

James Gurney

Tá aí um livro que excedeu minhas expectativas, ele é um guia, não tutorial, nem passo-a-passo de como pintar. É Muito bom mesmo! Trata de iluminação e como ela afeta as cores. Não tem como explicar isso, o livro te abre a mente em muitos aspectos. Além disso é lindamente ilustrado.
Ele é do criador de Dinotopia, que tem um blog bem interessante caso queiram conhecer:
Tem muita informação importante, mas o compreendimento da língua inglesa é fundamental (tanto pro livro quanto pro Blog)
Dá pra comprar ele na Amazon, clica aqui
imaginative

Imaginative Realism: How to Paint what Doesn’t Exist

James Gurney

Mesmo tendo foco em esculturas, entender como funciona luz e sombra, pintura, etc. faz com que tenhamos uma noção um pouco maior do que é preciso esculpir, onde dar volumes, já pensando em quem irá pintar, quando é o caso.
Esse livro é muito bom, contendo excelentes ilustrações e ensinando (não há tutoriais ou passo-a-passos assim como o primeiro) como fazer as suas próprias criações. O compreendimento da língua inglesa é fundamental.
Também dá pra comprar ele na Amazon, clica aqui

figopediaFigopedia

Jérémie Bonamand Téboul

Esse é específico para a pintura de miniaturas, contendo exemplos de como aplicar algumas técnicas.
Também é um livro muito bom!!!
Pra adquirir esse, só no site do autor, que pode ser encontrado nesse LINK.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site desenvolvido com WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: