Eu sou chato quanto relações de tamanho. Meço tudo. Pra organizar melhor o meu quarto, cheguei a desenhar tudo no Sketchup em 3D pra poder visualizar. Muitos projetos arquitetônicos são transformados em maquetes, para que os possíveis compradores visualizem como será o empreendimento. Maquetes essas que representam em escala aqueles prédios, carros, árvores e inclusive as pessoas. Mas para que tenham uma representação consistente, é preciso que todos os elementos da maquete tenham a mesma escala.
Escala é o valor pelo qual a peça, a partir de seu tamanho real, é dividida ou multiplicada para que seja representada em modelo.
Tudo aquilo que eu quiser retratar em seu tamanho original, está na escala 1:1 ou 1/1.
Uma escala com valor diferente deste pode demonstrar que houve redução do objeto original, ou ampliação do mesmo, dependendo de como estiver grafada. Sempre o objeto real, ou objeto a ser retratado será o número 1 da escala, então, com base nisso, basta observar se o valor se encontra a direita ou a esquerda para saber se a escala é de ampliação ou de redução.
Escala de redução:
Exemplo.:
1:4
O objeto será 4 vezes menor do que o objeto a ser retratado.
Uma miniatura usa esse tipo de escala.
Escala de ampliação:
Exemplo.:
4:1
O objeto será 4 vezes maior do que o objeto a ser retratado.
Muito comum em estátuas de monumentos, onde a pessoa será retratada maior do que a própria.
UM EXEMPLO PRÁTICO
Vou usar aqui duas pessoas, uma possui 2 metros de altura e a outra é uma criança de 1 metro de altura. Este é o tamanho delas na escala REAL, 1:1 ou 1/1.
Caso eu queira retratar elas em uma estátua de tamanho real, basta fazer suas medidas e aplicar.
Mas como fica se eu preciso reduzir elas pra fazer uma estátua a colocar na minha mesa? Simples, basta dividir. Se quero que a estátua deles tenha metade do tamanho, divido por 2 (Escala 1:2), se quero que seja um quarto do tamanho, basta dividir por 4 (Escala 1:4). E o mesmo se repete, de acordo com o tamanho que eu desejo que minhas estátuas tenham.
Eu quero minhas estátuas de forma que a maior delas tenha aproximadamente 20 cm. Como sei que a pessoa mais alta tem 2 m de altura, transformo esse valor em centímetros, que me resulta em 200 cm. Com esse valor, divido por 20 (valor que eu desejo a peça e encontro 10, que será minha escala para esse exemplo.
Escala 1:10
200 cm : 10 = 20 cm
Agora, preciso encontrar o tamanho que terá a criança. Sendo que ela tem 1m, que é 100 cm, ela terá a metade do tamanho, fica fácil assim, ela terá 10 cm.
Escala 1:10
100 cm :10 = 10 cm
Simples até aqui, certo?
E é, basta uma conta simples de divisão, quando se quer reduzir a peça e multiplicação, quando se quer aumentar.
Importância da escala
Podemos usar qualquer escala quando criamos uma escultura ou miniatura, mas para que é interessante o uso de escalas comuns?
Para que haja harmonia entre as peças que interagem.
Quando criamos algo em escala já conhecida, temos mais chances de que nossas peças se harmonizem com outras e isso facilita quando estamos montando um diorama, ou mesmo quando estamos vendendo uma peça única, pois colecionadores geralmente buscam escalas específicas.
Saber a escala de um a peça pode não ser importante quando ela está solitária, mas ao compor uma cena, é muito importante. Também é importante ter uma escala definida quando do objeto a ser reproduzido só temos as dimensões.
Escala em mm
Existe um outro tipo de escala, muito utilizada em miniaturas de jogos de tabuleiro, RPG e war games, usualmente usa o tamanho em milímetros pra expressar a escala.
Nela, geralmente, é expressa a altura de um homem normal (ou heróico) em sua medida até a linha dos olhos.
Por que até a altura dos olhos? Porque como foi desenvolvida para jogos de guerra (wargames) onde muitos exércitos históricos utilizam grandes chapéus, era preciso ter uma ideia melhor de definição da altura.
Escalas comuns para esse tipo de miniatura são 15mm (muito utilizada em wargames), 25mm (as primeiras miniaturas de RPG eram desse tamanho), 28mm (miniaturas de D&D criaram o tamanho, sendo o que seriam os heróis de 25mm), 32mm (muitos boardgames atuais usam esse tamanho e permitem que sejam utilizadas sem problemas com peças de 28mm) e 54mm (bastante utilizado para miniaturas de coleção).
É possível ler um pouco mais em:
http://rpgista.com.br/2012/02/20/uma-questao-de-escala/
Tabela retirada de http://theminiaturespage.com/ref/scales.html
Miniature Scales
SCALE | Where Used | Theoretical Equivalent* |
---|---|---|
1/6000 | Some naval miniatures come in this scale. | .27mm |
1/4800 | Certain naval miniatures are available in this scale. |
.34mm |
1/4600 | Some starships available in this scale. | .35mm |
1/3900 | A few starships available in this scale. | .41mm |
1/3000 | European manufacturers produce naval miniatures in this scale, just slightly smaller than 1/2400 scale. Also used for starships. |
.54mm |
1/2400 | Commonly used for naval miniatures (WWI, WWII, modern). |
.67mm |
1/1250 | Some German naval miniatures are in this scale. | 1.29mm |
1/1200 | Also used for naval miniatures, especially for pre-20th century ships. (In the modern periods, most gamers now use 1/2400 scale due to price and playing area size.) |
1.34mm |
1/900 | Some Fighting Sail era ships available in this scale. | 1.8mm |
2mm | At this scale, each miniature often represents an entire unit (a group of men, squadron of cavalry, battery of artillery). Recommended for those who want to depict large, epic battles in a limited table space, or who have less time for painting. Historical and science fiction. |
1/805 |
1/700 | One manufacturer offers rules in this scale, to be used for the paper ship kits he produces. Several ranges of plastic ships are also available in this scale. |
2.3mm |
1/650 | Naval miniatures. | 2.5mm |
1/600 | Naval miniatures. | 2.7mm |
1/432 | Some aircraft available in this scale. | 3.7mm |
1/300 | European manufacturers traditionally offer modern armor and infantry in this scale, slightly smaller than 1/285 scale. Aircraft and space fighter miniatures are also available in this scale. |
5.4mm |
1/285 | The popular scale in North America for modern combat, often involving armored vehicles. Periods include WWI, WWII, and contemporary. |
5.6mm |
6mm | Equivalent to 1/285 scale and 1/300 scales. Miniatures in this scale have the advantage of being inexpensive. The small size also means there is less visible detail to paint. In this scale it is possible to put armies on the tabletop which give the impression of masses of infantry. Figures available for fantasy, historical, and science fiction. |
1/268 |
1/220 | Z scale (model railroad scale). | 7mm |
1/200 | Another scale in which 20th Century armored vehicles and aircraft are available. Some WWII era recognition models are made in this scale. |
8mm |
10mm | Relatively new scale, used for fantasy, historical and science fiction. Some think this will be the popular scale of the future, larger enough to show detail but small enough to fit a large army on a tabletop. |
1/161 |
1/160 | Same as N scale (model railroad scale). | 10.06mm |
1/144 | Aircraft kits in metal and plastic are available in this scale. |
11.2mm |
15mm | The most popular scale for pre-20th Century wargaming. Also used for fantasy, science fiction, and 20th Century “skirmish-level” games. |
1/107 |
1/100 | Plastic kits of mechs (robotic fighting machines) are available in this scale. Modern military vehicles also come in this scale, in metal and plastic. |
16.1mm |
1/87 | Same as HO scale (model railroad scale – “HO” is “half O” scale, or 1:87.2). Several popular lines of pre- assembled and painted armored vehicles are available in this scale. |
18.5mm |
20mm | Becoming popular for skirmish-level 20th Century wargaming. Also used for science fiction. |
1/80.5 |
1/76 | Same as OO scale (British model railroad scale, alternative to HO scale). Plastic miniatures and kits are available in this scale for aircraft, ground vehicles, and soldiers. |
21.2mm |
1/72 | As above, though a slight bit larger. | 22.4mm |
25mm | Traditionally popular for pre-20th Century wargaming, though most historical gamers have now switched to 15mm. Excellent scale for display games. Continues to be popular for fantasy wargaming, historical skirmish-level games, science fiction, and for use with role-playing games. Same as railroad S gauge. |
1/64 |
28mm | The “large” 25mm figures are sometimes listed as being 28mm. |
1/58 |
30mm | Another scale used for pre-20th Century miniatures. |
1/54 |
1/43.5 | Traditional O gauge (railroad). Not a wargaming scale. | 37mm |
1/48 | Popular scale for plastic aircraft kits. Some display figures available in this scale. Also a railroad scale (P48 gauge). |
33.5mm |
40mm | Some American Civil War figures available in this scale. | 1/40 |
1/35 | Popular scale for plastic kits of armor. Occasionally used for modern gaming. | 46mm |
1/32 | Same as I scale (model railroad scale). Also used for display models. |
50.3mm |
54mm | Escala tradicional de “soldado de brinquedo”, não mais escala comum em jogos de guerra em miniatura. No entanto, vem fazendo um retorno nos últimos anos – Dizem que os números grandes são mais convenientes para os jogadores mais velhos. Esta escala também é popular para figuras de exibição (não-wargaming). |
1/30 |
80mm | Estas e escalas maiores não são usadas para miniaturas de jogos de guerra, mas são figuras pintadas e exibidas como um passatempo em si |
1/20 |
90mm | 1/18 | |
1/16 | 100.6mm | |
120mm | 1/13 | |
1/9 | 178.9mm | |
* using “eye height” as the rule for height scale |
Excelente post! Muito esclarecedor.
Valeu Rodrigo!!! ✌🏽
Adorei Raoni, obrigada!!!!!