Estufa de lâmpada

ou Forno de luz

Se tu chegastes até aqui, já deve ter reparado que as oilclays mais duras precisam ser aquecidas para se trabalhar com elas, e apesar de existirem várias formas de aquecê-las, a mais funcional é, sem dúvidas, a estufa.

É um equipamento bem simples de fazer, mas que pode ganhar muito em funcionalidade se receber alguns componentes eletrônicos simples e fáceis de achar.

Vamos começar com o básico, pra isso só é necessário uma caixa e uma lâmpada que a aqueça.

Tipos de lâmpada para utilizar:

  • Lâmpadas incandescentes – são baratas e pouco eficientes, por isso hoje estão em desuso, cada vez mais difíceis de encontrar, embora ainda encontremos de potências baixas.
  • Lâmpada incandescente halogenas – Mais fáceis de encontrar e mais eficientes que as incandescentes comuns, são as preferidas para esse projeto por conta do baixo custo.
  • Cerâmica de aquecimento Infravermelho – São utilizadas para o aquecimento de animais como répteis e aves. São mais raras de achar e bem mais caras, porém tem uma grande eficiência por não gerar luz visível (por esse motivo são usadas para aquecer animais, já que não influencia em seus ciclos de sono). PS.: Tenho muita vontade de testar uma dessas.
A caixa deve ter uma tampa, assim o calor se conserva dentro dela.
A imagem sem a tampa é somente para ilustrar a lampada em seu interior

A caixa pode ser de madeira ou mdf, por ser mais fácil de achar, é interessante que tenha uma porta, e se possível que ela seja na parte de baixo, assim o calor fica preso mais tempo.

Lembre-se de colocar a lâmpada de maneira que não vá tocar na massa. O soquete da imagem está em cima, mas poderia ficar na lateral ou no fundo da caixa.

É esse o mínimo que vais precisar para uma estufa de lâmpada:
– 1 caixa com tampa;
– 1 soquete de cerâmica para lâmpada;
– 1 lâmpada incandescente ou halógena
– material para a ligação elétrica, fios, interruptor e flecha.

Use uma forma ou travessa pra colocar a massa no forno, assim não faz muita bagunça.

Estufa Avançada

Bueno, já tens uma estufa simples e quer incrementar ela pra melhor aproveitamento?

A primeira coisa a fazer é recobrir o interior com uma superfície refletiva, isso faz com que a energia em forma de radiação luminosa não passe para as paredes e se perca para o ambiente.

Pra isso basta colar papel alumínio (esse mesmo de cozinha) em todo o interior, incluindo a porta. Pode colar com cola branca mesmo, funciona perfeitamente. Lembre de deixar o lado mais espelhado para refletir melhor a luz.

Dê preferência a colar tudo antes de colocar soquete, ou prender a tampa, caso seja o caso, pois fica mais fácil.

Exemplificando a aplicação do papel alumínio no interior da caixa

Eu tenho uma caixa pequena, 18x18x25 (é bem pequena), toda forrada no interior com papel alumínio. Ela conta com uma lâmpada halógena de 70W, se deixar fechada, ligado direto sem algum tipo de controle, ela chega a passar dos 100ºC, muito acima do que as oilclays precisam pra ser trabalhadas.

As oilclays com mais de 60ºC passam a ter consistência de pasta, e já é preciso cuidado para não queimar as mãos ao manuseá-la, então entra aqui a necessidade de se ter algum tipo de controle.

O ideal é um controlador de temperatura, ele faz com que a lâmpada se desligue sempre que a temperatura subir além do que foi configurado. Mas uma excelente saída é usar um dimmer, pois ele reduz a potência da lâmpada, permitindo que o aquecimento seja mais lento e controlado.

Caso tenha a possibilidade, utilize os dois sistemas em conjunto, ele irá possibilitar um melhor controle de temperatura, proporcionando muito mais conforto.

Segue esquema das ligações, sendo que não são as únicas ligações possíveis, já que podemos ter estufas com um número maior de lâmpadas, ou vários interruptores, por exemplo.

Uma última coisa que pode ser feita pra melhorar a eficiência da estufa é colocar em seu interior uma peça de azulejo, ou uma pedra, de maneira que assim que esse objeto aqueça a temperatura dentro da estufa seja mais constante, mesmo com o abre e fecha durante o trabalho de modelagem.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Site hospedado por WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: